Formare Associados

Coaching Executivo

O que é Coaching Executivo

A prática de Coaching, mais especificamente o Executive Coaching (coaching executivo), têm ganhado destaque entre as iniciativas para desenvolvimento de competências entre profissionais, principalmente aqueles em posições executivas ou aspirantes a estas. Neste sentido, observa-se a cada dia uma definição mais clara e objetiva quanto à prática, os resultados que lhes são pertinentes, assim como método e formação dos consultores-coaches.

Pode-se, assim, afirmar que o Coaching Executivo envolve uma relação de ajuda, na qual o coach emprega metodologias das ciências comportamentais para auxiliar um profissional (coachee). O objetivo é que o coachee alcance metas previamente identificadas, visando melhoria de desempenho, maior satisfação pessoal e, como desdobramento, melhorias nos resultados organizacionais. Na prática esse processo pode envolver tanto abordagens “de alinhamento” (baseadas, por exemplo, na investigação de disposições individuais e de outros elementos psicológicos, perspectiva intencional) ou “transformadoras”, como abordagens “funcionalistas” (centradas em questões práticas, ações concretas e análises objetivas sobre o próprio desempenho, por exemplo). Em resumo a prática do coaching executivo é destinado aqueles profissionais em posições com responsabilidade e autoridade para tomada de decisões ou que estão sendo preparados para tanto.

Para que desenvolver um trabalho de coaching?

Os benefícios são imediatos e relevantes para o desempenho do executivo que passa a oferecer entregas de maior agregação de valor à organização, ou seja, contribuição para a estratégia e visão de futuro da organização. Desta forma, a prática de coaching está associada ao desenvolvimento ou domínio de competências em níveis superiores de complexidade, podendo, portanto, fazer parte do processo sucessório da organização. Assim sendo, desenvolver competências específicas para ocupação de posições com maior grau de complexidade. Seja para promoções ou melhor desempenho na própria função e ou atividade.

A quem se destina o Coaching Executivo?

Profissionais de alto potencial ocupantes ou aspirantes a posições executivas, onde estão responsáveis por tomada de decisão. A experiência da Formare Associados tem sido de preparar executivos para novos desafios, como por exemplo nova proposta de valor da organização, da atividade ou da função, assumir a gestão de unidades de negócio, tornarem-se aptos a posição de gestão. Particularmente profissionais que a organização acredita poderem ocupar posições superiores no curto e médio prazos e, para tanto, elevar a probabilidade de sucesso destes profissionais, medido pela agregação de valor à organização e de satisfação pessoal.

Aprofundando o tema

A origem da atividade de coaching parte de diferentes argumentos e abordagens quanto à época, ao local ou mesmo às analogias atribuídas ao significado, à evolução do sentido e às aplicações atuais do coaching

QUADRO 1 – Fases de desenvolvimento do coaching.

Fase Período Característica

Atividade Interna

1930 à 1960 Coaching interno; atividade exercida pelo supervisor hierárquico; forma de treinamento; desenvolvimento gerencial e, ao final do período, desenvolvimento executivo.
Rigor Acadêmico 1960 à 1990 Período em que documentos submetidos à apreciação de pares começam a ser publicados; pesquisas e discussões atendem a um maior rigor acadêmico; as primeiras teses de doutorado são desenvolvidas.
Ciência Aplicada A partir de 1990 Crescimento no número de teses, dissertações e artigos acadêmicos sobre a atividade de um coach externo nas organizações; maioria dos estudos continua a ser fenomenológico.

Fonte: Marcos A. A. Ferreira 2008 – Mestrado FEA USP

O envolvimento de um membro externo à organização altera a concepção da prática de coaching até então conhecida insere um agente externo na relação, instituindo novos envolvimentos entre os participantes: contratante (i.e., organização), o executivo (i.e., coachee) e contratado (i.e., coach externo). Essa concepção de uso de profissional externo atuando para desenvolvimento de executivos e influenciando seu desempenho profissional foi, a princípio, recebida como uma nova onda ou um modismo de programas motivacionais. Tendo contudo consolidado-se como uma prática de alto impacto no desempenho de profissionais de alto potencial, ou Talentos, como passam a ser reconhecidos.

A Formare Associados com base em seus pilares de constituição desenvolveu metodologia de executive coaching que é apresentada e discutida com a organização, na figura do gestor e da área de gestão de pessoas, e com o potencial cliente (coachee), de maneira a adequar os procedimentos tendo em conta as necessidades do profissional, da respectiva área e da organização.

Formare Associados

Av. Manuel dos Reis Araújo,1081